FACEBOOK - ARQUIVO

Homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro



Hoje, eu quero dizer que te amo...

Porque tu és a própria beleza da natureza em exaltação... Exemplo de amor universal (Vênus em Peixes). Porque minha libido flutua por tuas ruas e marés e encontra o amor, em forma de prazer, em qualquer direção, é só deixar a onda te levar... Porque tua luta é pela paz de espírito (Marte em Peixes). Porque és uma cidade realmente 3D, onde pensamentos e conversas passeiam em outra dimensão (Mercúrio em Peixes). Porque temos as nossas conhecidas dores, mas também, muito amor para curá-las (Quíron em Peixes). Aqui, a luz do Sol é fraterna e, quem se impõe mais alto o faz apenas para abrir os braços pra todos... Cidade onde os encontros confundem sonho com realidade (Sol em Peixes). Rendo-me aos teus pés sob todo teu encantamento (Netuno em Peixes).

Rio, minha cidade pisciana, não canso de te amar...

Foto: Manipula Studio / https://www.facebook.com/manipula.studio


...
Um desabafo




Astrólogo não é Bruxo


Segunda-feira passada, eu fiquei até as tantas no Astor, em Ipanema, num ótimo papo com um amigo de São Paulo e quando cheguei em casa estava passando na Globo, no “Cinema Nacional”, o filme: “O Signo da Cidade”. Já viu? Se não viu, vou logo dizendo que não estou recomendando. Eu já tinha assistido, em 2007 ou 2008, mas não me lembrava do quanto o filme é ruim. A protagonista (e roteirista), Bruna Lombardi, é uma radialista que dá conselhos espirituais aos ouvintes. Diz-se astróloga, mas durante todo o filme joga Tarô. Lembrou? Não viu? Ótimo!

O clímax do filme é quando um cliente-dependente de seus conselhos se suicida logo após a leitura do jogo de Tarô e de levar uma bronca da astróloga-taróloga. Imagina? Bronca do tipo mãe. Quando interrogada pela policia sobre seu último contato com o morto, o policial, debochadamente, diz a ela que tem muito otário que paga para ler o futuro e pergunta se é cartomante. Daí ela responde com toda propriedade: “Sou astróloga!”. 

Socorro! Ela é tudo, menos astróloga. Será que a Bruna já fez o mapa astral alguma vez? Parece que não. Será que teve a consultoria de algum astrólogo para roteirizar esse filme? Seria razoável, não? 

Não vou defender o Tarô porque não jogo e acho que são atividades completamente diferentes. Sei que amigos astrólogos-tarólogos, que respeito muito, podem não gostar do meu comentário e quero que fiquem à vontade para contestar, mas vamos parar com isso... O Jogo de Tarô é uma coisa e Astrologia é outra. Desde que o ocultista francês, Jean-Baptiste Alliette, conhecido como Etteilla, em 1785, publicou uma interpretação do Tarô com base nos fundamentos da interpretação astrológica, tal associação nunca mais foi desfeita.

É verdade que muitos “bruxos” se dizem astrólogos e muitos, ou a maioria dos charlatões “esquizotéricos” se dizem bruxos. Acontece que com a mídia ajudando a confundir, fica ainda mais fácil para o mal intencionado. Não estou abordando a velha questão sobre a vida imitar a arte e a arte imitar a vida... MUITO MENOS, dizendo que tarólogos, ou qualquer outro tipo de cartomancia é charlatanismo. Estou dizendo que se existe boa intenção, então, por favor, não produzam um conteúdo tosco, irresponsável, usando a Astrologia para gerar audiência. Não só não ajuda como atrapalha e muito. Efeito colateral, total! E mais, não rende bilheteria. Neste caso, eu vou dizer que: ainda bem.

Se a ideia é mostrar que é preciso atender as pessoas que chegam com suas angustias, ansiedades, desgostos e medos... Com responsabilidade, com humanidade...É preciso produzir conteúdos com a mesma responsabilidade e profundidade também. 

Ou seja, mostra que astrólogo tem técnica de aconselhamento, tem código de ética, tem sindicato e tem muitos e muitos anos de estudo em livros na estante... Que não advinha! Calcula e interpreta. Certo ou errado – apenas calcula, interpreta e traduz. 
Usa a verba do filme para provar que astrólogos moradores de lugares diferentes do planeta, que nunca fizeram contato antes, fazem interpretações muito parecidas sobre um mesmo aspecto. Que, por exemplo, nenhum astrólogo, do oriente ao ocidente, vai dizer que é fácil o momento com um aspecto pesado de Saturnol/Sol. Assim como, nenhum deixará de dizer que você vai crescer muito em uma revolução de Júpiter - E você vai - Mas, aí virou um documentário né? Ficou chato né? Pois é. Então, se não vai falar com correção, não fala nada, melhor. “Se não ajudar não atrapalha.”

A Astrologia trabalha com parâmetros milenares sobre milhões de variáveis que resultam em possibilidades de materialização de uma energia. É um quebra-cabeça dificílimo e é necessário pensar muuuiiito, sempre junto com o dono do mapa. Não se trata de sentir, intuir, mas de raciocinar, estudar, buscar referências. 

Fazer uma interpretação eficiente dependente do astrólogo, mas a eficácia do atendimento depende dos dois, da qualidade da comunicação entre ambos, mais nada. O astrólogo não precisa ter nada de divino no seu CV para ser um excelente astrólogo. 

Astrólogos não são iluminados, muito embora, alguns possam ser. São apenas pessoas interessadas e estudiosas, de uma matéria, ou um conhecimento que já tem seis mil anos de pesquisa. Nada mais.


...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.