quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PLANETA VERMELHO EXALTADO!




Marte – regente de Áries e Escorpião – no signo de Capricórnio está em exaltação (Entre 18.11 e 26.12.2012).
Está no ar… O mais alto grau de determinação. E também, a disposição à franqueza e a objetividade. Ganhamos uma força inabalável – sobre a área em que Capricórnio está no mapa natal – do tipo que aumenta se confrontada. Palavras de ordem: eficácia, disciplina, pontualidade, rigidez, impiedade e repressão… Responsabilidade profissional… Conquista de status… Sexo seguro… Concentração de esforços. Neste signo, Marte ativa a ideia de que é hora de resolver as questões mais difíceis. Não deixamos para depois, ou para o ano que vem o que ainda podemos resolver esse ano.
Em confronto (quadratura) com Urano em Áries – o revolucionário impulsivo – motiva a mudança imediata sob um clima de “tolerância zero”. Sentimo-nos “convidados” a participar de uma guerra e prontos para o combate (Desde 19.11 – exato em 23.11 – até 27.11.2012). Conjunto com Plutão, Marte em Capricórnio impõe um: “doa a quem doer”. Faz-se o que for necessário para mudar uma condição adversa (Desde o dia 24.11 – exato em 28.11 – até 02.12.2012). Em harmonia (sextíl) com a Vênus em Escorpião, cria oportunidades de construir ou reconstruir uma relação de ganha-ganha… Facilita transformar ou regenerar estados, supostamente, cristalizados na vida afetiva-sexual… E nas relações de dependência (Desde 23.11 – exato em 30.11 – até 05.12.2012).
Marte é co-regente de Escorpião e,assim como, Plutão em Capricórnio, também estabelece uma relação de mutua hospedagem com Saturno (regente de Capricórnio que está em Escorpião) por todo o período em que o planeta vermelho estiver neste signo. Traduzindo… Perseverança no caminho certo. Sobre uma perspectiva abrangente, os assuntos que envolvem estes planetas, nestes signos, de alguma forma, passam pela percepção da transformação da ordem social sexual e, entre outras, pela possibilidade de mudança nas relações hierárquicas.
Durante o tempo em que Marte estiver em Capricórnio (entre 18.11 e 26.12) estaremos mais motivados a resolver aqueles assuntos que estão em fase de significativa transformação (início: meados de 2010 / fim: segundo semestre 2016). São os assuntos relativos às casas ocupadas pelos signos de Áries e Capricórnio no mapa natal que materializam a energia da grande quadratura (Urano-Plutão) destes anos.
Referência: A última vez em que Marte e Saturno estiveram em recepção (Capricórnio-Escorpião) foi em dezembro de 1982. E a última vez que Marte esteve em Capricórnio foi em janeiro de 2011 (ciclo zodiacal: Marte – 22 meses/ Saturno – entre 28 e 30 anos), mas Saturno ainda estava em Libra.
Em 22 de novembro o Sol chega ao signo de Sagitário e vai iluminar os valores sobre os quais acontece toda disputa. Vem à luz os interesses escusos disfarçados entre gestos de suposta “boa fé”. Pensamos mais largo sobre o nosso sistema de crenças diante de uma realidade caótica. Mercúrio (Rx – até 27.11), regente de Gêmeos e atual dispositor de Júpiter, não deixa dúvida sobre a necessidade de rever conceitos e fazer concessões. Como exemplo: as guerras religiosas.
Observe e observe-se, em agenda.


domingo, 4 de novembro de 2012

A Cumplicidade de Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio



O Sol entrou no signo de Escorpião, dia 22/10, às 22h e 13min, e neste signo vai ficar até às 19h e 50min do dia 21/11. A qualidade da energia disposta, entre outras, passa a ser investigativa, questionadora, competitiva, possessiva, transformadora, radical e regenerativa. Inspira-nos um olhar mais profundo e perspicaz sobre a vida, as pessoas e as questões que nos tocam e incomodam intimamente. Acende a percepção sobre o que está por traz da aparência de tudo e todos… Desperta o “Fausto” dentro de nós. Ilumina a necessidade de troca de intimidade e, por tanto, os assuntos relacionados ao sexo. Ficamos mais densos e intensos em nossos contatos. Tendemos a eliminar a mediocridade e a superficialidade do nosso entorno. E a ver estimulados, os jogos de poder e sedução, sendo a inteligência emocional o poder de maior atratividade para o Sol do céu no momento.

Uma dica da Lua crescente em Aquário, quando na chegada do Sol ao signo de Escorpião é: mais autenticidade e menos estratégia. Principalmente, pra quem quer se libertar de um sentimento que ainda incomoda.

>>>>>>

Este ano, ao chegar ao signo de Escorpião, o Sol atenta-nos para a “recepção” de Plutão em Capricórnio com Saturno em Escorpião ocorrida, pela última vez, em 1777… Época das grandes revoluções.

Plutão, regente de Escorpião, está em Capricórnio, desde janeiro de 2008 e Saturno, regente de Capricórnio, está em Escorpião – desde seis de outubro de 2012 e ficará até setembro de 2015.
Apesar da reforma estrutural de Plutão em Capricórnio continuar até 2023, em 2015, Saturno segue para Sagitário. Logo, o tempo que vai durar a relação de receptividade e cooperação, em função da mutua hospedagem entre os planetas nos signos são os, aproximados, dois anos e meio em que Saturno vai ficar em Escorpião.

Neste momento, vivemos uma fase de mudança profunda da ordem social e nas relações hierárquicas. Tempos de mudanças, não mais das leis (Sagitário), mas, na sua aplicabilidade (Capricórnio)… Em que existe maior exigência ou estimulo ao comprometimento pessoal. Tempos de poder vigiado ou limitado aos que tem razão e ao que tem fundamento.

Inteligência e experiência coexistem em parceria e somam forças, não por generosidade das partes, mas em benefício da administração de recursos, diante de uma notável possibilidade de escassez.
Construímos nestes próximos anos uma nova estrutura de poder que tem como base o sistema de crenças revisto entre, 1995 e 2008, enquanto Plutão estava em Sagitário.

A marca dos tempos de Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião é a quebra ou extermínio de paradigmas, tabus e padrões pré-estabelecidos que não tenham mais razão de existir, que perderam a função diante de uma necessidade, interna e/ou externa, destes tempos. A corrupção, diante da escassez de recursos, passa a ser a grande vilã das histórias que contarão essa época.
Um exemplo prático, tangível e histórico da materialização da energia de Plutão em Capricórnio que já podemos contar: mulheres foram feitas para o trabalho doméstico X a ascensão mundial das mulheres ao poder. Plutão é um planeta feminino e Capricórnio é um signo feminino.
Onde está Escorpião no seu mapa natal? Qual casa este signo ocupa? Os assuntos desta casa são os que estarão em evidência neste próximo mês e que passaram por um processo de grande reestruturação nos próximos anos com a chegada de Saturno.

Aproveite a luz do Sol em Escorpião para ganhar mais consciência sobre a dinâmica celeste e enxergar melhor aqueles assuntos que normalmente ficam “por debaixo do pano” no seu mapa natal. Seu estado de consciência é o que faz a diferença.

Por Fernanda Santa Roza